Você pode jogar no PC com um controle de PlayStation 4: saiba como
Recentemente, no feriado de Carnaval, um amigo aqui do CT teve a sua casa invadida e seus bens levados pelos ladrões. Entre eles, alguns televisores e seu estimado PlayStation 4. Dos males, o menor: mal à família não teve e ele ainda tinha opções de jogatina, no PC. O problema é que esse amigo não é muito fã de navegação pelos teclados mas, não tendo um console Xbox One em suas posses, um controle automaticamente compatível com o notebook não estava exatamente à mão.
Para esse amigo — e diversas pessoas em situação similar —, porém, há a possibilidade rodar os jogos do PC por meio de um controle DUALSHOCK 4. E o melhor de tudo: não é necessário nenhum grande conhecimento técnico ou bruxarias de programação. Tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet e um software bem leve. A seguir, o Canaltech mostra como fazer isso e tirar o máximo da sua diversão, mesmo no improviso:
Para algumas pessoas, um teclado simplesmente não serve. Ainda que ele seja a ferramenta de escolha para os fãs de jogos de tiro em primeira pessoa, por exemplo, há sempre aquele perfil de jogador que prefere a ergonomia de um controle nas mãos.
Nessas horas, o controle do PlayStation 4 — o DUALSHOCK 4 — é uma “mão na roda”, como dizem: ele possui a maior parte dos botões necessários para um joystick de computador, bem como a capacidade de mapeamento de teclas e botões, tornando-o uma ferramenta híbrida que, devidamente configurada, resolve todos os seus problemas. Para a solução que vamos apresentar a seguir, é possível usar o seu touchpad até como mouse, ajustando a navegação por menus sem que você tenha que alternar entre um e outro dispositivo.
Mas chega de papo e vamos ao guia. Antes de mais nada, certifique-se de que está conectado à internet e baixe o programa chamado DS4Windows. A razão para isso é a de que, por mais simples que o uso do DUALSHOCK 4 no PC venha a ser, ele ainda não é como o joystick do Xbox One, ou seja, a experiência não será tão “plugar e jogar” quanto se espera.
É nisso que o DS4Windows vai trabalhar: sem entrar no “tecniquês”, ele basicamente vai “enganar” o seu Windows e fazê-lo pensar que um controle do Xbox One está conectado ao PC/laptop, quando na realidade é o seu joystick do PlayStation 4. Para encontrar o programa, cheque as nossas fontes ao final deste texto — nós posicionamos ali o link para a página dos desenvolvedores no GitHub.
Uma vez baixado, é hora de instalar o programa: localize onde o arquivo (o download deve ter baixado um arquivo zipado) foi salvo, extraia-o para onde lhe for mais conveniente e abra a nova pasta que surgiu. Nela, você verá dois arquivos executáveis: o primeiro — DS4Updater.exe — é um gerenciamento de atualizações do software que você acabou baixar. Como já indica o próprio nome, é ele quem pode buscar versões novas do programa e impedir que você encontre problemas futuros de incompatibilidade (infelizmente, o DS4Windows não é autoatualizável — este é um processo manual).
Clique duas vezes no segundo arquivo — DS4Windows.exe — para abrir o instalador e, a partir daqui, é só ir seguindo os passos na tela. Após o processo de instalação, chegamos à hora de configurar o programa.
Na primeira vez que você abrir o software, um prompt vai questioná-lo sobre onde você quer salvar seus ajustes e perfis de jogo: é recomendável, para fins de praticidade, seguir o padrão sugerido do próprio software, então escolha a opção “Appdata” aqui. Depois disso, na nova janela que apareceu, clique em “Install the DS4 Driver”. Isso vai instalar todos os drivers de execução necessários para o funcionamento do DUALSHOCK 4 nas versões 8, 8.1 e 10 do Windows (versões anteriores, como o Windows 7, pedirão que você clique na opção “Install 360 Driver” também).
Com o programa ainda em execução, pegue o seu DUALSHOCK 4. A partir daqui, você tem duas opções que trarão o mesmo resultado: usar o joystick por meio de um cabo micro USB (o mesmo que vem com o DUALSHOCK e que você usa para carregar a sua bateria) ou conectá-lo via Bluetooth, partindo do princípio que seu laptop/desktop tenha algum receptor embutido ou você tenha comprado algum receptor separado.
Se você escolher o caminho do cabo, basta espetar o cabo USB na entrada do PC, enquanto a outra ponta vai no controle. Automaticamente, o Windows vai detectá-lo, reconhecê-lo como um controle de Xbox e permitirá o seu uso para os jogos.
Se você prefere a liberdade de movimentos do bluetooth, o caminho é um pouquinho mais longo, devido à necessidade de parear os aparelhos, mas não deve tomar mais do que dois minutos adicionais: a primeira coisa é segurar, por três segundos, os botões de ligar (aquele com o símbolo do PlayStation) e o de “Share” no DUALSHOCK 4. Ele deve começar a piscar a linha luminosa rapidamente, indicando que está em modo de pareamento.
Depois, abra os ajustes de dispositivos Bluetooth no seu PC (geralmente, acessíveis ao lado da barra de notificações, pelo painel de controle ou, em último caso, pedindo à Cortana para abrí-lo). Clique em “adicionar dispositivo Bluetooth” e deixe que o Windows encontre algo como “Wireless controller” ou “Gaming controller” (o nome pode variar). Clique nele para pareá-lo com o DUALSHOCK 4. Em alguns casos, você pode ser questionado por um código de pareamento: isso não ocorre em todas as versões mas, caso aconteça com você, apenas digite “0000”, sem as aspas e, voilá, seu controle está devidamente configurado.
Mas a Sony não atualizou o controle para funcionar no Windows?
Sim. E não. Gerenciadores de jogos como o Steam, hoje, já possuem versões atualizadas com as novas diretrizes da Sony. Isso quer dizer que todo esse processo que você acabou de ler pode nem ser necessário…
...em jogos da Steam.
Digamos que você comprou um Call of Duty novo pela Origin, o marketplace da Electronic Arts? Ou ainda, faz uso da interface do Good Old Games (GoG)? Nestes dois exemplos, dentre muitos outros, a atualização da Sony não funciona. Por isso, um software leve como o DS4Windows se faz necessário.
Ah, vale citar: na maioria dos jogos, o próprio DS4Windows se encarrega de mapear os botões correspondentes às ações do teclado, além de alterar os ícones apresentados dentro do jogo (se o comando de “Pular”, por exemplo, for executado com a barra de espaço no PC, e “X” no DUALSHOCK 4, o programa muda a exibição de acordo). Há casos em que essa mudança não acontece, por definições de programação do próprio jogo: nestas situações, o layout exibido é o do controle de um Xbox.
De qualquer forma, agora você tem mais uma opção para jogar no PC, sem depender do teclado. Boa diversão!
Fonte: Canaltech.
Nenhum comentário